Um dia estava caminhando com Jesus, Ele parou e contou essa Parábola:
A Bíblia e o Celular
"Você já pensou se tratássemos a Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? Se a carregássemos para todo lugar, e se olhássemos para ela várias vezes ao dia como olhamos para o celular?
Com certeza erraríamos menos, e agradaríamos mais o Pai do céu. Sem sombra de dúvidas seríamos mais fortes e venceríamos as tentações. Não haveria trevas no nosso caminho, pois a Palavra de Deus iluminaria os nossos passos. O mundo seria diferente, mais humano e mais fraterno, as pessoas se respeitariam mais, o amor venceria o ódio, o perdão a mágoa, a humildade a soberba, a luz as trevas. Saberíamos partilhar mais.
Lhes digo mais: ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal, pega em qualquer lugar e não é necessário colocar crédito, pois EU já paguei a conta. Os créditos são ilimitados e sua bateria tem carga eterna. É na Bíblia que você encontra todas as respostas para a sua vida, e que te levarão um dia a experimentar a vida eterna, o céu. Valorize mais o contato com a Bíblia do que com seu celular, você verá a grande transformação que vai acontecer na sua vida".
Feliz dia da Bíblia!
(Padre Roger Luis)
São Jerônimo diz: “Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo”. Por isso, quero convidar você à não só no mês de Setembro mais todos os dias ser intimo da Palavra de Deus. Você lê a Palavra, reza com ela? Nunca é tarde para iniciar, pra você o Decálogo para ler com proveito a Sagrada Escritura:
10 dicas para ler com proveito a sagrada escritura!
1° Nunca achar que somos os primeiros que leram a Santa Escritura. Muitos, muitíssimos, através dos séculos, a leram, meditaram, viveram e transmitiram. Os melhores intérpretes da Bíblia são os santos.
2° A Escritura é o livro da comunidade eclesial. Nossa leitura, ainda que seja em solidão, jamais poderá ser solitária. Para lê-la com proveito, é preciso inserir-se na grande corrente eclesial que é conduzida e guiada pelo Espírito Santo.
3° A Bíblia é “Alguém”. Por isso, é lida e celebrada ao mesmo tempo. A melhor leitura da Bíblia é a que se faz na Liturgia.
4° O centro da Sagrada Escritura é Cristo; por isso, tudo deve ser lido sob o olhar de Cristo e buscando n’Ele seu cumprimento. Cristo é a chave interpretativa da Sagrada Escritura.
5° Nunca esquecer de que na Bíblia encontramos fatos e frases, obras e palavras intimamente unidos uns aos outros; as palavras anunciam e iluminam os fatos, e os fatos realizam e confirmam as palavras.
6° Uma maneira prática e proveitosa de ler a Escritura é começar com os Santos Evangelhos, continuar com os Atos dos Apóstolos e Cartas e ir misturando com algum livro do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Juízes, Samuel etc. Não querer ler o livro do Levítico de uma só vez, por exemplo. Os Salmos devem ser o livro de oração dos grupos bíblicos. Os profetas são a “alma” do Antigo Testamento: é preciso dedicar-lhes um estudo especial.
7° A Bíblia é conquistada como a cidade de Jericó: “dando voltas”. Por isso, é bom ler os lugares paralelos. É um método interessante e muito proveitoso. Um texto esclarece o outro, segundo o que diz Santo Agostinho: “O Antigo Testamento fica patente no Novo e o Novo está latente no Antigo”.
8° A Bíblia deve ser lida e meditada com o mesmo espírito com que foi escrita. O Espírito Santo é o seu principal autor e intérprete. É preciso invocá-lo sempre antes de começar a lê-la e, no final, agradecer-lhe.
9° A Santa Bíblia nunca deve ser utilizada para criticar e condenar os demais.
10° Todo texto bíblico tem um contexto histórico em que se originou e um contexto literário em que foi escrito. Um texto bíblico, fora do seu contexto histórico e literário, é um pretexto para manipular a Palavra de Deus. Isso é tomar o nome de Deus em vão.
Fonte: Mario de Gasperín
Bispo de Querétaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado Pelo o seu comentário.
PAZ E BEM !!!